Google

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Mais jovem com botox

A constante preocupação em obter uma aparência mais jovem e atenuar as marcas do envelhecimento popularizou o uso da toxina botulínica no Brasil. Antigamente utilizada para aliviar dores de cabeça intensas, as famosas enxaquecas, notou-se como efeito colateral a suavização de linhas de expressão.

Não demorou muito para que a toxina botulínica fosse usada para fins estéticos. A facilidade de aplicação, bem como a ausência de cirurgia, cortes e anestesia, além da agilidade de resultados, aumentou a procura desta toxina que promete diminuir as rugas e linhas de expressão.Botox é a marca americana da toxina botulínica e foi a primeira a ser liberada para uso estético (em rugas de expressão), por isso é o mais conhecido. Existem, ainda, o Dysport, da Suécia e o Prosigne, de Israel. Segundo a especialista em medicina estética, Dra. Carolina Pissetti Vialle, a aplicação da toxina butolínica dura em média 10 minutos e os resultados começam a aparecer em torno de 48 horas. A cada quatro a seis meses em média, a toxina pode ser reaplicada, pois a ação muscular (paralisada) volta ao normal. “Os músculos formam novos receptores para a acetilcolina, levando à normalidade a contração muscular”, explica a especialista.

De acordo com a médica, o botox não traz prejuízo para a saúde, uma vez que a dose utilizada é pequena. Porém, erro na frequência das aplicações pode levar à produção de anticorpos e à perda da eficacia. “Novas aplicações devem ter intervalo mínimo de quatro a seis meses”, aconselha a médica.

O uso do botox está relacionado com os músculos faciais, responsáveis por demonstrar as emoções. Com o passar do tempo, sua contração causa impressões na pele que podem tornar-se permanente, ou seja, as famosas rugas de expressão. “O botox pode ser aplicado para minimizar rugas já existentes e prevenir o aparecimento de novas rugas, suavizando as expressões, porém se aplicado em excesso, com doses muito altas, pode criar uma expressão congelada, quando não há contração muscular alguma”. A textura da pele assim como manchas de pele não podem ser corrigidas por plástica nem por botox “O peeling seria o procedimento mais adequado, atenuando esses sinais com um lixamento da superfície da pele”, lembra a Dra. Carolina.

A toxina butolínica ainda pode ser usada para o tratamento de distúrbios da contração muscular (espasmos musculares), para o tratamento de cefaléia e ainda da hiperhidrose (excesso de sudorese de mãos e axilas). “O uso da toxina também está indicado para a correção do “sorriso gengival”, atenuação de rugas peri-orais, rugas de pescoço e colo”, finaliza a Dra. Carolina Vialle.

Por Isabelle Lindote - isabelle@feminice.com.br

Nenhum comentário: