Google

segunda-feira, 10 de março de 2008

Crise Imigratória

Lula deu aval à PF para barrar espanhóis


da Folha Online


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiou a decisão do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, de repatriar sete espanhóis que desembarcaram na noite de quinta-feira em Salvador, informam Eliane Cantanhêde e Valdo Cruz em reportagem publicada neste sábado pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).


A ação, que seria uma retaliação ao tratamento dispensado aos brasileiros barrados em Madri, foi executada pela PF (Polícia Federal).


Para não entrar em confronto com a Espanha, o Planalto, a PF e o Itamaraty afirmam, no entanto, que a repatriação dos espanhóis é conseqüência da decisão do governo de aumentar o rigor na fiscalização da entrada de estrangeiros no Brasil, especialmente os espanhóis.


O subsecretário-geral para as comunidades brasileiras no exterior do Itamaraty, embaixador Otto Maia, classificou o fato como "uma boa coincidência".


Entre as exigências determinadas pelo governo estão: passagem de volta, dinheiro para se manter no país e nome do hotel ou endereço do amigo ou parente onde ficará hospedado.


Porém, se o Brasil não admite que determinou uma retaliação ao governo espanhol, admite, sim, exigir "reciprocidade".


O estopim da crise entre as Chancelarias de Brasil e Espanha ocorreu nesta semana quando a Espanha barrou a entrada dos mestrandos do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) Patrícia Rangel e Pedro Luiz Lima. Eles foram impedidos de entrar no país na quarta-feira e devolvidos ao Brasil. Os dois estavam a caminho de Lisboa para um congresso de Sociologia, primeiro evento internacional de que participariam.

Um comentário:

Divinius disse...

Gostei de ler.
Comenta o meu blog:)
A LUZ QUE TE DEIXO É DA COR DA MINHA VIDA:)