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sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pesquisa Interessante

O seguinte estudo da Ipsos é baseado em dados coletados entre 30 de agosto e 5 de outubro de 2003 em dez países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, França, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Índia e Japão através de uma pesquisa global com metodologia omnibus, o Ipsos World Monitor realizado pela Ipsos da América do Norte. As pesquisas são globais e baseadas em entrevistas que avaliam hábitos de consumo, atitudes e opinião dos consumidores/cidadãos de diversos países

Nessa pesquisa cada um dos entrevistados foi solicitado a escolher qual era a qualidade mais importante no sexo oposto entre ter senso de humor, ter boa aparência, ser bem remunerado ou ser carinhoso e sensível


HUMOR E GENTILEZA

- As duas qualidades mais apontadas nos dez países pesquisados, por ambos os sexos, foram “ter senso de humor” e “ser carinhoso e sensível”.

- A China (áreas urbanas) e a Rússia (áreas urbanas) foram as únicas regiões onde essas características não apareceram no topo da lista. Na China as mulheres admiram os homens que têm uma boa remuneração (32%) quase tanto quanto os que são carinhosos e sensíveis (36%) e os homens chineses apontaram que a qualidade "ter boa aparência" (16%) é menos importante que carinho e sensibilidade (61%), mas mais que o humor (12%).

- Para as mulheres russas, carinho e sensibilidade são mais importantes do que uma boa remuneração (43% x 29%), mas a remuneração recebeu mais pontuação do que o humor (14%). Os homens russos, entretanto, valorizam menos a aparência da mulher (14%) do que o senso de humor (1%), e eles (59%) são de longe os mais interessados em que elas sejam carinhosas e sensíveis, já que 43% das mulheres russas acham essa a qualidade mais importante nos homens.

- Para as mulheres britânicas, o senso de humor é mais importante do que carinho e sensibilidade (55% x 40%) como também são importantes para a mulher canadense (45% para bom senso de humor” x 46% para carinho e sensibilidade”.

- Humor e carinho/sensibilidade são igualmente importantes para os homens americanos (44% humor x 44% carinho/sensibilidade) e quase o mesmo ocorre com os homens canadenses (44% x 46% respectivamente).

- As mulheres britânicas (55% escolheram “humor”) são as mais interessadas em um homem humorado do que média das mulheres pesquisadas. E as mulheres canadenses e americanas estão acima da média na sua apreciação do humor em um homem (45% e 38% respectivamente). Mas nos dois casos o carinho/sensibilidade é mais importante que o humor.

- Os menos interessados na qualidade de “humor” no sexo oposto são os brasileiros das áreas urbanas (20% das mulheres apontaram essa qualidade e 21% dos homens o fizeram), os russos da áreas urbanas (14% das mulheres e 15% dos homens) e os homens chineses das áreas urbanas (12%). Por outro lado, 25% das mulheres chinesas urbanas valorizam o senso de humor em um homem, portanto, entre os chineses os sexos diferem na sua percepção da qualidade que mais apreciam no sexo oposto.


CARINHO E SENSIBILIDADE - campeão no Brasil

- A maioria dos homens e mulheres no Brasil (área urbana), França, Alemanha, Índia (área urbana) e Japão escolheram o carinho e a sensibilidade como qualidades prioritárias no sexo oposto. As francesas e alemãs (70% e 66%) se destacaram ainda mais das outras ao apontar carinho como qualidade no homem.

- Nos Estados Unidos, a maioria das mulheres gostaria de ter um homem gentil (51%) mais que qualquer outra coisa, mas entre os homens americanos uma menor parcela pensa da mesma maneira (44%) sobre as mulheres.

- Na China (urbana) e Rússia (urbana) o inverso é verdadeiro: a maioria dos homens (61% na China e 59% na Rússia) se preocupa que a mulheres sejam gentis enquanto as mulheres não (36% na China e 43% na Rússia).

- Observamos que tanto os homens como as mulheres valorizam o carinho/sensibilidade da mesma forma em ambos os sexos no Canadá, Japão, Índia urbana, Inglaterra,Brasil (urbano) e na França. Em todos esses paises não mais que 5 pontos percentuais separam a percepção que os homens e mulheres têm do sexo oposto.

BELEZA COMO QUALIDADE

- Enquanto o Japão é o pais com a maior taxa para a qualidade ”boa aparência” no sexo oposto prioritária, onde 23% dos homens declararam e 12% das mulheres, na França apenas 3% dos homens e 1% das francesas apontaram a beleza como fundamental.

- Somente no Brasil o numero de mulheres que priorizam a beleza é comparável ao numero de homens. Nos outros paises é disparada a taxa dos homens que acham que a beleza é fundamental, chegando a ser de 2:1 (isto é a cada dois homens uma mulher acha que a aparência é fundamental) no Japão até 7:1 na Rússia urbana.

RIQUEZA É FUNDAMENTAL?

- Enquanto o homem valoriza a beleza na mulher, a mulher valoriza a riqueza no homem como qualidade fundamental.

- A mais alta taxa é na China onde 32% das mulheres consideram ”ter uma boa remuneração” uma qualidade fundamental. Os homens chineses também têm a maior taxa entre os homens (7%). Já os franceses têm a menor taxa: apenas 1% de ambos os sexos acham fundamentais.

- As brasileiras estão em quarto lugar, depois das russas (29%) e das indianas (17%) em admirar nos homens sua capacidade de ganhar dinheiro. Os brasileiros também estão em quarto lugar com 6% (os
que admiram as mulheres que ganham dinheiro).

O Ipsos World Monitor é um estudo contínuo realizado pela Ipsos da América do Norte. As pesquisas são globais e baseadas em entrevistas que avaliam hábitos de consumo, atitudes e opinião dos consumidores /cidadãos de diversos países.

A presente pesquisa foi realizada com base nos dados coletados de 30 de agosto a 5 de outubro de 2003 em dez países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, França, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Índia e Japão, através do “Ipsos’s global omnibus survey, o Ipsos Global Express”. As amostras em seis paises foram nacionais, mas no Brasil, China e México foram apenas em áreas urbanas. As entrevistas foram feitas por telefone nas amostras nacionais e nas áreas urbanas foram entrevistas pessoais.A pesquisa envolve amostras de 500 pessoas em cada pais. Nos Estados Unidos a amostra foi de 1000 entrevistas. A margem de erro é de +/- 4 pontos percentuais. Nos EUA =/- 3 pontos percentuais.

MAIS INFORMAÇÕES:CLAUDIA REZENDE - IPSOS Brasil - TEL. (11)30794300 RAMAL 5010 OU PELO EMAIL claudia.rezende@ipsos.com.br

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